sábado, 24 de setembro de 2011

Frango ao molho pardo! Se for caipira, melhor ainda, uái!


Tem coisa que não tem jeito! Ou faz direito e leva à sério, ou não dá certo! Certos pratos como este, tem que comprar frango bom, caipira de preferência, mortinho em granja de confiança ou açougueiro conhecido! Temperos fresquinhos e ingredientes de qualidade! Seguir os passos, pouco a pouco, com gosto e esmero. Só assim corremos o 'risco' de sermos bem sucedidos! E olha que  as pessoas tem uma dificuldade de sustentarem o sucesso!..Na cozinha, como no amor, futilidade não tem cabimento...Mas se feito com cuidado e carinho, não tem erro: é uma delícia!

Ingredientes:

1 frango de aproximadamente 2kg, com sangue para molho pardo(com vinagre)
4 dentes de alho picadinhos
2 cebolas medias picadas
3 colheres de fuba, dissolvidas em 2 xícaras de água
sal  e pimenta do reino a gosto
1 colher de sobremesa de coloral
3 colheres de óleo

Corte e limpe bem o frango ( se quiser, sem retirar a pele). Em uma panela coloque o óleo e o alho e deixe dourar. Junte o coloral e por último o frango. Deixe dourar bem o frango até ficar bem selado.Coloque então a cebola picada, use o fogo mais baixo, para a cebola ficar bem transparente e adocicada.Só coloque água depois do frango bem douradinho e a cebola no ponto, ainda crocante.Se o frango for caipira, o que seria delicioso, vai demorar mais um pouco para ficar tenro. Só então, vire sobre o frango, o sangue com vinagre e deixe cozinhar mais um pouco, apurando o tempero e o sal. Dissolva à parte o fubá na água e engrosse com o caldo do molho, tomando cuidado para não empelotar....Na hora de servir, cebolinha e salsa semeadas sobre o frango...Hummmm! É bom servir com arroz fresquinho e angu cremoso!

Um comentário:

  1. Feito em panela de pedra, panela de barro, panela de ferro, tipo a creuset, são os recipientes mais bem-vindos para esse franguinho! Experimentem!

    ResponderExcluir