quarta-feira, 29 de junho de 2011

Torta de Maçã, desde Eva e a serpente, tentação à vista...e à boca...!

É fácil cair nas garras de Eva e sua maçã....Vejam aí...Fácil, fácil! E deliciosa! A  torta e à direita a gente se perde na gulodice e no sabor! Aproveitem, que não é pecado!

4 maçãs vermelhas
2 latas de leite condesado
3 ovos
açucar
canela

Modo de preparo:

Descasque as maçãs e corte-as em fatias. Unte um pirex e coloque as maçãs. Por cima misture as gemas com as duas latas de leite condensado  salpicado com um pouco de canela. Leve ao forno até que o creme comece a engrossar. Bata então as claras, coloque açucar. Tire o pirex do forno e coloque por cima o suspiro.Leve novamente ao forno até que o suspiro doure. Tire então do forno e espere esfriar para servir.

sábado, 11 de junho de 2011

Para viver um grande amor...Namorado em pé!



É bom ouvir de Vinícius indicações para o "Dia dos Namorados" ...
Quem há de questionar um saber que toca as raias da verdade?
 Para viver um grande amor...é preciso ter peito de remador e ser de sua amada por inteiro...e, além de ser fiel, ser bom conhecedor de culinária.

"É muito necessário ter em vista um crédito de rosas no florista — muito mais, muito mais que na modista! — para aprazer ao grande amor. Pois do que o grande amor quer saber mesmo, é de amor, é de amor, de amor a esmo; depois, um tutuzinho com torresmo conta ponto a favor...

Conta ponto saber fazer coisinhas: ovos mexidos, camarões, sopinhas, molhos, strogonoffs — comidinhas para depois do amor. E o que há de melhor que ir pra cozinha e preparar com amor uma galinha com uma rica e gostosa farofinha, para o seu grande amor?"


Mas a nós, hoje ocorreu, por alusão pura e leveza, simplesmente curtir um namorado...assado e 'em pé'. Assar o peixe na sua posição vivaz! Como se estivesse vivo e nadando! Arranjado na travessa em pose altiva e quase pronto para ser apreciado como deve...e devorado com prazer...a dois! Um vinho, fresco, talvez chardonnay, não pode faltar!

Ingredientes:
  • 1 namorado de aproximadamente 2 kgs
  • Marinada (sal,pimenta do reino,louro,cebola,alho e salsão)
  • Meio quilo de farinha de mandioca
  • Meio litro de água
  • 1 quilo de mandioca
  • 1 quilo de camarões para molho
  • 1 colher de sopa de colorau
  • 2 cebolas em brunoise
  • 6 dentes de alho repicado
  • 1 maço de coentro
  • 1 colher rasa de sopa sal
Modo de preparo:

Prepare a marinada e deixe o peixe tomar gosto por 24 horas.
Para a base: umedeça a farinha de mandioca na mesma proporção de água e a deixe ao ponto de uma massa firme e introduza sob a barriga do peixe firmando-o na travessa, em pé, como se ele estivesse " nadando"... Asse-o em forno pré-aquecido, por 50 minutos.
Cozinhe a mandioca,retire a raiz do centro,bata no liquidificador e reserve.
Refogue o camarão,escorra e reserve
Na panela refogue o alho em azeite e a cebola,adicione o colorau,sal,camarões e o creme de mandioca e por ultimo o coentro.
Sirva com acompanhamento de arroz branco


segunda-feira, 6 de junho de 2011

Canjiquinha com costelinha de porco (Não falei que essa panela era imperdível???)

O frio está aí! Quem não vai se lembrar de noites de junho, ou dias, em que a canjiquinha, indefectível comidinha mineira, veio regar as boas conversas de inverno à beira fogão de lenha? È hora de repetir a dose!

 

500g de canjiquinha de milho
1 kg de costelinha de porco (magra)
alho, sal, pimenta a gosto.
corante
1 pimentão verde
1 pimentão amarelo
1 pimentão vermelho
1 cebola grande
3 tomates maduros
couve picada bem fina
cenoura picada e tiras grossas
cebolinha e salsinha
Em uma panela colocar a costelinha e óleo e um pouco de corante, sal e alho e deixe refogar, acrescentar água para que ela possa ir cozinhando até ficar num ponto que a carne esteja bem macia.
 (Para os preciosistas ou para quem se preocupe, e é bom, em retirar da costelinha toda a gordura possível, pode assá-la primeiro e só depois de escorrida toda a gordura levá-la à panela para cozinhar, raspando o fundo do taboleiro para não perder nada do caldo e do sabor!)
Acrescentar a cenoura e deixar cozinhando junto com a carne até ficar al dente.
Em uma panela de pressão, colocar a canjiquinha, deixar cozinhar por cerca de 15 min. Assim que estiver cozida, transferir a canjiquinha para a panela onde a costelinha está sendo preparada, e acrescentar os pimentões, a cebola e o tomate. Quem quiser, por último, acrescentar a couve bem na hora de servir.Se não, deixá-la à parte, para acompanhar.
Se desejar colocar algumas gotas de pimenta.