domingo, 6 de outubro de 2013

Pão de centeio com pasta de temperos



Há dias em que o lanche passa a ser uma questão...Eis aí uma saída "honrosa" e, mais que isso, deliciosa para agradar a toda a família! Delícia de um livrinho de 1985, encontrado abandonado em minha estante, cujo nome é "Receitas de Cláudia para o Inverno" ...Experimentem e me digam se não tenho razão!

Ingredientes
1/2 xícara de manteiga ou margarina em temperatura ambiente
1 dente de alho amassado
1/2 colher de chá de sal
1/4 de colher de chá de pimenta do reino
1/4 de colher de chá de alecrim
1/4 de colher de chá de mostarda
3 colheres de sopa de salsa picada
1 pão de centeio cortado em fatias

Bata a manteiga ou margarina até que fique cremosa. Junte todos os temperos e misture bem. Passe generosamente sobre a sfatias do Pão. Remonte o pão, juntando todas as fatias e embrulhe em papel alumínio. Leve ao forno em temperatura moderada (180 graus) até que esteja bem aquecido.

sábado, 5 de outubro de 2013

Arroz Doce Cremoso, delícia portuguesa, pra ninguém botar defeito!


Para já me colocar no clima de minhas próximas incursões culinárias, desta vez em Porto, começo a me familiarizar com as delícias portuguesas e sua linguagem! O arroz carolino é um tipo de arroz português, propício...a um 'quase risoto'. Mas tem problema, não, podemos fazer com qualquer arroz, desde que o deixemos bem cozidinho. Esse é legitimamente português!


300 ml de água
150 ml de arroz carolino
2 pedaços de casca de limão
1 pitada de sal
1 pau de canela grande ou 2 pequenos
1/2 dolher de manteiga
800 ml de leite
2 gemas
125 grs de açucar refinado
canela em pó q.b.(quanto baste)

Comece por juntar as gemas com o açúcar, batendo bem com uma vara de arames até obter umas espécie de creme esbranquiçado. Reserve.
Aqueça o leite até que ferva, reserve.
Num tacho maior, coloque a água ao lume com a casca de limão , o pau de canela e uma pitada de sal. Quando levantar fervura, acrescente o arroz. Em lume brando, deixe que o arroz absorva quase toda a água, mexendo ocasionalmente. Quando isto acontecer, junte a manteiga e mexa bem para envolver. Em seguida, vá juntando o leite aos poucos, deixando sempre que o arroz o absorva quase por completo antes de acrescentar mais. Quando todo o leite estiver absorvido desligue o lume. 
Junte o preparado de ovo e açúcar ao arroz, envolva muito bem e leve novamente ao lume até ferver um pouco. Retire o pau de canela e as cascas de limão. Coloque de imediato em tacinhas, deixe arrefecer e decore com canela em pó.