sábado, 15 de janeiro de 2011

"Saber fazer valer aquilo que se faz", uma máxima de Baltazar Gracian




Eu o tenho lido, Baltazar Gracián, com o mesmo gosto com que tenho apreciado a cozinha aqui em Paris.
Pouco a pouco, com esmero e atenção, aos bocadinhos, para não perder nenhum gostinho!
Não digo a cozinha francesa, pois que tenho eu mesma cozinhado aqui, muito mais que comido em restaurantes..
Mas é muito interessante, verificar, seja nos programas de televisão que se ocupam muito da culinária, ou nos lugares em que a comida se faz servir, o "trato"que se dá a ela, como alimento, como prazer, como um "bem"a ser preservado, investimento narcísico a ser sustentado orgulhosamente, em forma dos produtos ditos "terroirs", do "território".
Desde um "mero", que não é "mero"sanduíche, até um cuidadoso "boeuf bourguignon", cozido em baixo lume por muitas horas, pois é fundamental, que os temperos se entranhem suave e insidiosamente nas carnes, que devem resultar tenras, ao final da empreitada, é evidente o lugar que ocupa o cozinhar entre os franceses.
O escolher os ingrediente, como se escolheria o parceiro de uma relação que se pretenda bem sucedida no seu erotismo e nas afinidades.Que sejam os mais frescos, os de melhor qualidade, os mais apresentáveis. Finalmente, o modo de apresentar os pratos, verdadeira obra de invenção. Não sem o toque da parcimônia, pois o que vale muito não é para se oferecer a rôdo.Não é para se fartar, é para se provar, mas deixar a desejar.Que se açulem os sentidos e o apetite de uma próxima vez. Uma pitada de insatisfação é fundamental!
Mas o que diz Baltazar Gracián em uma de suas máximas? Ele, "homem da corte" que publicou em apenas, imaginem! dez exemplares do seu Kriticon, as críticas e observações que achou necessárias e contundentes aos cortesãos da época de Luis XIV, deixou-nos, por volta de1684, cerca de 300 máximas que nos valem até hoje, pois a sabedoria quando é da ordem da douta-ignorância é atemporal.
Tomei essa que intitulou a postagem. "Saber valer aquilo que se faz".
 Isso se aplica à cozinha e ao fazer do bom cozinheiro, como a qualquer fazer humano:

"Jamais tratar seus projetos como comuns ou fáceis, pois eles se farão passar por triviais. Todo mundo se agrada, se apraz, no singular...é no singular que está o gosto e o desejável ao espírito"

Ando aprendendo com Gracián, com os franceses e comigo em Paris!

PS: Fico devendo o Boeuf Bourguignon, para a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário