quarta-feira, 27 de abril de 2011

Strogonoff de filet mignon! Sabor de Ressurreição...da panela desaparecida!



Não sei se já viveram o luto de uma panela, um dia deixada na casa de alguém e depois desaparecida...
Explico-me. Deixada lá depois de um delicioso e divertido almoço, esperava-se que um dia ela voltasse pra casa, pelas mãos abençoadas de quem a guardou.
 Mas, nada! A panela era tão bonita, tão boa, tão útil, que resolveu não retornar por si mesma e...nem podia! Anos se passaram e já tínhamos até feito o luto de seu 'passamento'..não é assim que dizem de uma morte quando a palavra não quer ser dita?
 Mas, eis que a esperança abriu os olhinhos vivos...pois que a esperança vislumbra sonhos, reconhece possibilidades, aprecia desejos, quando num belo dia, num encontro ocasional com a " guardiã" da panela, renova-se  'a promessa de vida no meu coração'.
 A panela iria voltar ao seu lugar, finalmente!
 Gente, é bom enfatizar que a panela não era uma panela ' qualquer', sem eira nem beira..
Era uma panela com nome e sobrenome! Panela Oval Creuset! Já pensou? Fundo e bordas de mesma espessura, o que permite o cozimento ou a fritura, perfeitos! Tampa com dupla utilidade: propriamente tampar, e também servir...Não era realmente qualquer uma!E olha que não ganho nem comissão nem interesse nas vendas delas.
 Enfim, resolvemos comemorar sua ressureição com honrarias, festa e, o que é melhor, o delicioso strogonoff abaixo descrito e realizado! Páscoa é Ressurreição! Vida Nova! Viva a minha Panela Ressurreta!

Strogonoff de filet mignon
  • Ingredientes:
2 kg de filé mignon
1 cabeça de alho grande
2 cebolas
1 colher de sobremesa de pimenta e cominho
1 colher de café de sal
4 colheres de sopa de catchup
400g de creme de leite
4 colheres de sopa de conhaque
400g de champignons
meia xicara de oleo  

Limpar muito bem a carne, cortar em cubos não muito pequenos.
Colocar a cebola em fogo brando para refogar, até ficar transparente.
Retirar a cebola e reservar.
Colocar o filet aos poucos em fogo alto, para "selar". Importantíssimo não deixar dar água e corar a carne para que ela fique saborosa e macia.Só depois de toda a carne selada, voltar com toda ela para a panela e acrescentar, então a cebola.Acompanhar o refogado com cuidado e aí sim, acrescentar os outros ingredientes, pouco a pouco . O alho, o conhaque, o catchup, o champignon, os temperos e , por último o creme de leite, só praticamente na hora de servir. Costumo colocar uma colher de farinha de trigo ao refogado, antes do creme de leite para dar mais consistência ao molho. Servir com arroz e batata 'sauté' ou palha, bem fininha.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Mousse de Maracujá...Quem disse que o simples não é o melhor???


Às vezes nos sentimos seduzidos pelo complicado, pelo distante, pelo inatingível. O ideal tem lá seu brilho e pode nos animar...Mas arriscamo-nos a depreciar o simples, o corriqueiro, o óbvio e a vida guarda segredos exatamente na simplicidade enxuta de muitas coisas. A receita da mousse de maracujá é assim: simples, fácil e deliciosa. O resultado diz por si do que estamos falando. É só provar e se espantar. Tão bom e com tão pouco trabalho! Pouco trabalho, mas o entusiasmo é fundamental! Este não pode faltar...

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 lata ( a mesma medida)  de suco de maracujá maguary
1 maracujá, para enfeitar com suas sementes a mousse pronta.

Bater por alguns minutos no liquidificador os ingredientes, menos o maracujá. Despejar depois do creme feito, numa compoteira bonita e 'voilá' ! Pronto! Enfeitar com as sementes de maracujá e colocar na geladeira até servir.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Camarão à cantonesa, na panela Wok!

 


Dourar, em óleo de amendoim, na panela Wok:
gengibre fresco ralado, pimenta fresca e 3 dentes de alho.
Juntar 700g de camarões.
Ir fritando e mexendo à medida que acrescentar os ingredientes: cebolinha picada, 2 colheres de molho de ostras, 1 colher de molho de soja, 3 colheres de vinho branco, 3 colheres de água, pimenta do reino, sal, açúcar, 2 colheres de maizena dissolvida em água.
 Retirar do fogo, acrescentar coentro.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Quinua com legumes, ou...para evitar mal-entendidos, quinoa com legumes

A quinoa é um cereal e, como tal, deve substituir o carboidrato na refeição (se comer quinoa, nada de arroz, pão ou batata) Mas por ter grande quantidade de protéina e ferro, ela pode, sim, ser a substituta da carne.
Além de tudo, possui grande teor de fibras, zinco, vitaminas e ômega 3 e 6. E o melhor de tudo: uma delícia!



  • Ingredientes

  • 1 xícara ( chá ) de quinoa

  • 1/2 xícara (chá ) de cenoura ralada

  • 1/2 xícara (chá ) de vagem cortadinha

  • 1/2 xícara ( chá ) de couve-flor cortada em buquês pequenos

  • 1/2 cebola (pequena ) picada

  • 1 colher (sopa ) de azeite

  • 2 colheres (sopa ) de alho-poró em rodelas finas

  • 1/2 colher ( café ) de sal

  • Salsa picada à gosto

  • Tomilho a gosto

  • Pimenta-do-reino a gosto



  • Modo de Preparo

    1. Cozinhe a vagem e a couve-flor al dente (um pouco durinhas) reserve
    2. Ferva 1 xícara (chá) de água
    3. Coloque a quinoa para cozinhar na água fervendo por 10 minutos, mexa e reserve, a água vai evaporar quase toda
    4. Refogue o azeite, a cebola, o alho-poró, até a cebola ficar transparente, coloque a vagem, a couve-flor, a cenoura ralada, a quinoa, a salsa, o tomilho, a pimenta-do-reino, o sal misture bem por 2 minutos
    5. Está pronta

    quinta-feira, 7 de abril de 2011

    Rabada para "rabudos"!!! Rabo com agrião e polenta, talvez com mandioca!

    "Rabudos"é como eram chamados os endemoninhados que desafiavam os costumes, as ordens e as tradições. Em época de 'semana santa'não se devia nem pensar em 'carne'ainda mais às sextas -feiras, sob pena de o 'lobisomem'vir pegar e as 'mulas sem cabeça' virem assombrar, pois era época de jejum e abstinência de todas as ordens. Promessas, orações, discreção e obediência! Por isso mesmo, nesta quase semana de retiro, postar uma receita de "Rabada"é uma dessas insolências. Deliciosa insolência! Aproveitem, se conseguirem burlar a ordem!



    2 Kg de rabo de boi (rabada)
    2 folhas de louro
    2 dentes de alho socado
    3 colheres (sopa) de massa de tomate
    2 tomates vermelhos picados
    2 cebolas picadas
    sal e pimenta-do-reino a gosto
    cheiro verde a gosto
    2 limões
    1 taça de pinga (aguardente)
    1 maço de agrião
    fubá de milho para fazer a polenta



    Modo de Preparo

    Lave e tire a gordura do rabo de boi, que já deve ser comprado em gomos. Numa panela, coloque o rabo do boi, os limões espremidos e a taça de aguardente. Junte água para cobrir a carne e leve ao fogo para dar uma fervura (isso faz o cheiro forte da carne sair e retira parte da gordura). Escorra e reserve. Soque o alho e misture com o sal e a pimenta. Junte a carne e deixe pegar gosto. Coloque uma panela de pressão na chama do fogão e, quando estiver bem quente, coloque a carne temperada. Acrescente as folhas de louro, o tomate, a cebola e misture bem. Tampe e deixe cozinhar em fogo alto por 30 minutos. Depois, destampe, coloque o molho de tomate e corrija os temperos. Feche de novo e deixe cozinhar até que a carne fique macia. Quando você perceber que a carne está no ponto, lave bem um maço de agrião e deixe escorrer. Acrescente na carne o cheiro verde a gosto e, por cima, coloque o agrião. Feche a panela e assim que começar a apitar desligue. A parte, faça uma polenta mole a gosto, com o fubá, água e sal. Sirva a rabada com a polenta e um arroz branco.Caso seja do gosto, faça a rabada com mandioca cozida e suculenta, se cozida nos últimos minutos, no caldo da rabada...Uhmmmm!