sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Salpicão de frango! Este não é qualquer um!!! MARAVILHOSO!


 Este Salpicão de Frango me foi aplicado por uma amiga de tempos atrás, muito exigente e competente na sua culinária de festa! Fiz um muxoxo de descrédito, quando ela, pela primeira vez, me falou de um salpicão...Estava eu enjoada do que chamam "salpicão" nos restaurantes de comida a quilo...pura 'carregação'! Mas qual não foi minha surpresa quando provei por primeira vez este Salpicão! Este sim, merecedor do nome e da fama! O crocante do salsão e da batata palha que deve ser acrescentada só na hora de servir, o sabor delicioso do frango defumado...hummm! Vejam só o capricho e, quem sabe, já começamos as sugestões de pratos para o  Natal!! Esse é farto e dos bons!
Ingredientes:
Frango defumado, desfiado - 2 xícaras
Frango desfiado, fresco – 4 xícaras
Salsão picado – 2 xícaras
Alcaparras – 1 xícara
Azeitonas verdes – 1 xícara
Cebolinha, salsa, cebola, pimentão verde, vermelho, amarelo, milho verde, se quiser.
Maionese, para dar liga  – 1 xícara
 500 grs de batata palha
Temperar com azeite, limão e sal e alho a gosto.
Por último, depois de todos os ingredientes misturados, acrescentar 500g de batatas palha, de preferência frita em casa e fresquinha, na hora de servir! Para o Natal, se quiser, pode acrescentar passas e uvas verdes...

domingo, 23 de outubro de 2011

Bolo da Vovó Pina... antigo, simples, corriqueiro e delicioso!


 Descobri um dia, que entre as mulheres da família, as mais velhas, corria, 'por debaixo dos panos', uma secreta e sutil competição, quando se tratava dos quitutes, das especialidades de cada uma...Talvez o desejo maior de ser considerada  a 'melhor cozinheira' da família. E olha que isso não era qualquer coisa! Era um páreo difícil, em se tratando de descendentes de italianos e alemães! Açular a competição era, ainda pequenina, fazer caretinhas e dizer a uma ou outra que certo prato era o "melhor" de todos. Assim era o Bolo da Vovó Pina! Eu adorava o 'café das duas' e o bolo lá estava sempre! Imperdível! Essa receita me foi passada por uma tia, anos mais tarde, datilografada em sua máquina 'Remington'! Aposto que muita gente nem sabe o que é isso! Mas a receita é preciosa! Tabuleiro grande pois é pra um grande café e muitas porções!

Ingredientes:
2 xícaras bem cheias de açúcar
4 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de sopa de margarina ou manteiga
2 colheres de óleo vegetal
3 colheres de chá de fermento em pó
4 ovos
Leite até dar ponto de bolo
Modo de fazer:
Bater o açúcar, o óleo, a margarina. Juntar os ovos um a um. Depois acrescentar a farinha e o fermento, despejando o leite e mexendo bem. Se quiser juntar chocolate à massa, dissolva-o no leite e junte em seguida.
Cobertura:
Coco ralado, açúcar refinado e canela. Mexer bem. Colocar sobre a massa, já no tabuleiro. Imprensar um pouco, para não soltar.
 Também pode usar banana caturra ou d’água, semear açúcar sobre ela.
Tabuleiro grande.