sexta-feira, 30 de março de 2012

Penne com frango e curry



 


As refeições com massas são sempre completas! Esta, por exemplo, tem tudo para "encher as medidas"! Olhos, olfato, paladar e coração pleno! Principalmente se for acompanhada de bom vinho e boa companhia! Fácil e saboroso. Eu adoro tudo que leva o curry! Picante e de muita personalidade! Experimentem!

3 colheres de sopa de manteiga
1 pimentão verde em cubos
1 dente de alho picado
120 g de cogumelos em rodelas finas
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de curry
2 xícaras de tomates sem pelo e sementes, picados.
1 xícara de chá de caldo de galinha
1 xícara de chá de coalhada
450 g de frango cozido em cubos
340 g de macarrão tipo penne
½ xícara de chá de amêndoas torradas, em fatias
Derreta a manteiga numa panela. Coloque uma colher de azeite para não escurecer. Refogue o pimentão, cebola, alho e cogumelos até ficar macio. Junte a farinha e o  curry. Cozinhe 2 minutos em fogo brando. Acrescente os tomates e cozinhe por 5 minutos. Acrescente o caldo de galinha e a coalhada, cozinhe até engrossar. Acrescente o frango cozido. Cozinhe por mais 5 minutos. Enquanto isso cozinhe o macarrão, al dente, em 3 l de água fervente com um pouco de sal. Escorra e coloque na tigela em que for servir. Despeje o molho sobre o macarrão, polvilhe com as amêndoas. Sirva.

sábado, 10 de março de 2012

Torta de frutas! Torta? Deliciosa e "direitinha"!





É engraçado e intrigante porque uma torta se chama torta... Esta vem do latim: torta, “pão redondo, bolo achatado”. Nada de pensar que se trata de produto inadequado ou pouco decente...a não ser pela gula que desperta. É direito fazer uma torta, mais ainda saboreá-la com gosto! Ai,ai,ai...como é!



Farinha de trigo, manteiga ao natural.
Com esses ingredientes faça uma farofa  usando os dedos e  espalhe essa farofa no fundo de uma forma que possa ir ao forno.
Leve  ao forno até que comece a assar ,já ficando ligeiramente dourada.
Retire-a do forno, deixe esfriar um pouco e coloque por cima frutas vermelhas , lascas de pessego natural sem casca, fatias finissimas de maçã.
Espalhe por cima açucar mascavo, canela em pó, pó de cardamomo, uns poucos cravos da India, uns nacos de manteiga.
Volte ao forno até que a massa fique dourada e as frutas ligeiramente cozidas.
Servir com sorvete de creme ou creme chantily natural.
Aproveite!
 

sexta-feira, 2 de março de 2012

AMOR EM PEDAÇOS , letra de samba, sofrimento comum, ou doce maaaaravilhoso dos tempos das avós!???



Por que este nome para doce tão gostoso, só posso imaginar! É que um amor "em pedaços"só faz pensar, inicialmente, em tristezas, em coração partido, em desilusão...Entretanto, sejamos alegres e apostemos na vida! Um amor, em pedaços, também pode ser um amor saboreado a cada dia, em cada bocado, aos poucos, curtido com desejo e cuidado! É assim que, na verdade, penso neste doce! Um amor! E em pedaços gostosos!

Recheio

Um coco ralado
1 abacaxi passado na máquina( a receita é original e àquela época passava-se o abacaxi na máquina de moer!) Pode-se lógicamente dar uma batida ligeira no liquidificador, no "pulsar"ou no processador.
seis ovos
½ k de açúcar
uma colher de manteiga

Misturar tudo. Levar ao fogo e retirar quando estiver aparecendo o fundo da panela.

Massa

três ovos
uma colher cheia de manteiga
uma colherinha de sal amoníaco (nem sei se a gente encontra mais...) ou fermento em pó, açúcar à vontade.
Farinha de trigo até que a massa fique em ponto de massa de pastel.

Forrar um tabuleiro untado com a metade da massa. Colocar o recheio e cobrir com a outra metade da massa, como se fora um empadão. Assar.Depois pronto, cortar em quadradinhos e passar em açúcar finíssimo para dar acabamento.