sexta-feira, 1 de março de 2013

Formigos da Elsa!





Não conseguiria deixar de passar a vocês o delicado e delicioso linguajar português dessa amiga gentil, que, de longe nos presenteia com essa gostosura tradicional da época de Natal, em Portugal. É uma crônica dos feitos de família, estes aqui, imperdíveis!Então, posto na íntegra, a mensagem carinhosa, acompanhada da receita dos "Formigos"


"Então, cá estou eu para partilhar convosco a receita dos famosos Formigos ou Mexidos, doce natalício da região do Minho (acho que também o fazem em Trás-os-Montes, mas não tenho a certeza!)Dizem os antigos que este prato já vinha do tempo dos romanos para aproveitar o pão duro e adoçar as bocas no Natal, só os mais ricos é que colocavam os frutos secos, os outros apenas o mel e os ovos, eram comidos à colher e ainda quentes, como a Áurea pode experimentar. Depois deixa-se arrefecer e já dão para cortar com a faca.Aconselho que façam este doce apenas no tempo frio, pois se estiver muito calor ganham água e não duram tanto tempo.Nós fazemos na noite de consoada, o dia de véspera de Natal, comidos ainda quentinhos, depois são distribuídos por pratos e travessas, mais ou menos fundos, para comermos no dia 25 e 26... e enquanto durarem! Voltamos a repetir a dose no Ano Novo!
É por isso que eu engordo sempre nessa época! :(
A diferença dos Formigos para os Mexidos é que este último leva ovos e é mais líquido, comem-se à colher.Então, depois desta breve explicação, cá vai a receita que a minha mãe faz tão bem!

Comprar o pão e guardar uns dois ou três dias (não fica muito duro), desfazer o pão em pedacinhos pequeninos, ou fazer... 1,2,3 (esta piada era para a Áurea), a 1,2,3 é a picadora, mas não fica como o pão ralado, a Áurea viu, fica pequenino como se fosse para dar à pombas! Não sei explicar melhor!Continuando...Agora, toca a preparar a água, panela "da sopa" ao lume com água e uma pitada de sal, deixar ferver.Quando estiver a ferver, vamos adoçar a água, com a colher de pau, 2 colheres de mel, 2 pedaços de casca de limão, 1 pau de canela e duas pitadinhas de canela solta, 1 pacote de açúcar amarelo e um bocadinho de açúcar branco, 2 colheres de vinho do porto, 1 quadradinho de manteiga e toca a provar, tem que estar bem doce, se não estiver, acrescentar com mais um bocadinho de açúcar branco.Deixar ferver uns 5 minutinhos, e, pelo sim pelo não, tiramos um bocado dessa água para uma bacia.Acrescentar o pão à panela e mexer sempre até o pão estar bem desfeito, como na açorda, acrescentar água da fervida, se for preciso, e mexer sempre.Agora vamos acrescentar os frutos secos (uma mão cheia de cada), começa pelas uvas passas e mexe, nozes partidas, pinhões e mexe (para quem gosta, pode ainda acrescentar amêndoa partida e avelas, eu não ponho), toca a mexer, o ponto está bom e o doce está pronto se a colher de pau ficar de pé no centro da panela!

Espero que gostem.Beijos grandes,Elsa"

5 comentários:

  1. Deus meu!!!É um poesia!!! Maravilhosa!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada!
    Têm mesmo que experimentar, é o meu doce predileto de Natal!
    Beijinhos e obrigada,
    Elsa
    PS: Ups! Esqueci-me de dizer que no final, têm que enfeitar os pratos com canela.:)

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada!
    Têm mesmo que experimentar, é o meu doce predileto de Natal!
    Beijinhos e obrigada,
    Elsa
    PS: Ups! Esqueci-me de dizer que no final, têm que enfeitar os pratos com canela. :)

    ResponderExcluir
  4. Aí está, Elsa, seu agradecimento à Beatriz Cândido!
    "Bom dia.

    Eu tentei colocar uma resposta no comentário, mas não consegui!

    Então, pedia o favor de colocar este agradecimento por mim à D. Beatriz.

    Obrigada,

    Elsa"


    ResponderExcluir
  5. Doce maravilhoso, gente maravilhosa. Um enorme prazer. Imagino um Natal de sonho.Muito obrigada, digo eu.Beijos

    ResponderExcluir