domingo, 26 de janeiro de 2014
Bacalhau à lagareiro, com batatas ao murro
Este prato é originário dos alambiques de azeite.Lagareiros (pessoas que transformam as azeitonas em azeite) confeccionavam este prato, aproveitando-se das brasas da fogueira que aquecia as caldeiras de azeite! Nós podemos usar o forno, ou as grelhas sobre chapas, enfim, outros jeitos de cozinhá-lo!
Ingredientes:
4 postas grandes, boas de bacalhau demolhado
6 dentes de alho
8 batatas médias
4 folhas de louro
pimentões, 1 vermelhos, 1 amarelo e 1 verde
Cebolas, 4 cortadas bem fininhas
Modo de fazer:
Levar o bacalhau ao forno, por cima o alho, o louro, as cebolas, regado com bastante azeite, por 30 minutos. (Importante lembrar que o bacalhau deve ser sempre dessalgado em 3 dias, com troca de água 3 vezes por dia, na geladeira e com a pele voltada para baixo...) Os pimentões são também colocados no forno, no azeite em que o bacalhau foi envolvido, junto com ele.
Á parte, cozinhar ligeiramente as batatas, colocá-las no forno até que estejam assadas e 'trincando ' a casca. Isto feito, dar um "murrinho" nelas, regá-las com o azeite do travessa e reservá-las para quando o prato for ser servido.
Muito gostoso!!!
domingo, 19 de janeiro de 2014
Polvo à Lagareiro...de comer ajoelhado!!!
Ingredientes:
1 polvo de aproximadamente 1 kg
2 cebolas
3 dentes de alho picado
1/2 copo de vinho branco
2 folhas de louro
Sumo de meio limão
sal o quanto baste
Pimenta a gosto
Azeite o quanto baste
Coentros a gosto
1 k de batatas para assar (melhor médias)
Modo de fazer:
- Coloque o polvo cozinhando numa panela de pressão, com água, uma
cebola com casca, sem sal, para que o polvo fique mais macio. Deixe 30 minutos
depois de a panela assobiar.
Retire o polvo, coloque-o numa travessa refratária, corte-o em pedaços grandes e tempere com o limão, o vinho branco, o sal, o alho, a folha de louro, a pimenta, o coentro picado e uma cebola picada. Deixe repousar por uns 30 minutos.
Retire o polvo, coloque-o numa travessa refratária, corte-o em pedaços grandes e tempere com o limão, o vinho branco, o sal, o alho, a folha de louro, a pimenta, o coentro picado e uma cebola picada. Deixe repousar por uns 30 minutos.
- Enquanto isso, lave as batatas, coloque-as, com casca, num tabuleiro,
polvilhe com sal grosso e leve ao forno para assar/cozer por, aproximadamente
45 minutos. Quando ficarem com a casca enrugada, devem estar assadas/cozidas.
Depois de prontas, retire do forno, dê um murro em cada uma delas,
espalmando-as ligeiramente.
- Depois do polvo repousado nos seus temperos, junte o azeite e leve ao
forno, na travessa, por 40 minutos em forno aos 200 graus.
- Depois do polvo assado, junte as batatas ao murro e sirva quente.
Caldeirada de Lulas, delícia que pode ser diária em Porto!
Deliciosas incursões pela cozinha portuguesa, comidas dia a dia aqui, sem delongas ou dificuldades! Em nosso país, tão rico de recursos e de mar, por alguma razão que não se entende, os peixes, mariscos, produtos do mar em geral, tão caros ao nosso paladar, são mesmo raros, dispendiosos e difíceis de encontrar!
Ingredientes:
2 kg de lulas
1 cebola grande picada em meias-luas
3 dentes de alho picados
1/2 xícara de azeite
250 g de tomates sem pele e sementes
1 xícara de água
500 g de batatas
1 colher de chá de curry
1/2 molho de salsa
molho de pimenta a gosto e pimenta do reino a gosto
sal
Lavar cuidadosamente as lulas, retirando-lhes a pele rosa que as recobre e os olhos, limpando bem os tentáculos, picando em bons pedaços.
Colocar em uma panela o azeite e refogar as cebolas até deixá-las coradas, em fogo brando. Em seguida o alho, e em seguida as lulas picadas e os tentáculos, aos poucos. Depois, o tomate picado, a salsa e o sal. Deixar cozer em fogo brando. Assim que as lulas estiverem quase no ponto de cozimento, colocar as batatas. a água necessária e o curry. Corrigir os temperos e deixar mais 15 minutos no cozimento, sempre em fogo brando. Colocar então o preparado numa travessa refratária e levar ao forno até que as batatas estejam cozidas e quase se desfaçam! E então...aproveitem!
domingo, 12 de janeiro de 2014
Baba de Camelo...Delícia fácil, costume português!
Diz a história que, tendo feito um dia esta delícia e chegados muitos convidados inesperados à hora da sobremesa, a cozinheira, para desestimulá-los, pois o doce seria pouco para tantos, disse que era "baba de camelo"! Garanto que não adiantou nada! Se alguém provou alguma coisa, nunca mais desistiu!!!
Ingredientes:
1 lata de leite condensado cozida por 1 hora e meia em panela comum ou 45 minutos em panela de pressão.
6 ovos, gemas separadas das claras.
Deixar o leite condensado esfriar, misturar as gemas, bater as claras em neve, em ponto duro, ou como dizem os portugueses, gemas ao leite e claras em castelo, mexer muito suavemente as claras só para "aerar" a "mousse" e colocar na geladeira! Diz a Elsa, que me passou a receita, que ficou maravilhoso feito com a lata de doce de leite mineiro que lhe levou a amiga mineira Áurea, cozido ele também como diz a receita! Deve ter ficado ainda mais cremoso e mais consistente! Pode-se por canela em pó em cima!
Bacalhau com Broa...acompanhado com batatas ao murro!
Hoje tive a alegria de comer um prato desses na casa de amigos queridos, em Braga, Portugal! Meu carinho a quem, além de me proporcionar tal delícia, ainda franqueou-nos a receita deles: Elsa e Sílvio Gomes. Adorei!
Da broa:
Primeiro, vamos falar de que broa é essa!Como diz a velha canção, "numa casa portuguesa fica bem pão e vinho sobre a mesa" ...a broa é um dos pães mais comuns. Nesta receita serão usadas as migalhas carinhosamente desfeitas e esfarinhadas de broa de milho, levemente temperada com alho em pó e molhadas com um pouco de azeite.
Do bacalhau: à razão de mais ou menos 250 gramas por pessoa, em torno de uma posta, bacalhau dessalgado durante 3 dias inteiros, trocando-se a água 3 vezes ao dia, e de preferência, deixando-o na geladeira, para não só dessalgá-lo mas também para reidratá-lo para que ele "cresça" e inche, adquirindo o aspecto maravilhoso e molhado dos pratos portugueses.Colocar as postas com a pele para cima. Então, cozinhá-lo e tirar somente as espinhas.
Das batatas: que sejam médias e que não tenham rachaduras, bem lavadinhas, e colocadas num tabuleiro, salpicadas de bastante sal, no forno, até que sua casca fique bem enrugadinha e corada, o que é sinal de que estarão assadas. Então um "murro", de leve,para parti-las. Em hipótese nenhuma, retire a casca!
Das Cebolas, cortadas em rodelas fininhas, e, com mais 5 dentes de alho, refogadas em bastante azeite, virgem, de boa qualidade. Deixar o refogado com o alho e as cebolas bem clarinhos, o que se consegue refogando em fogo brando!
Envolver então, o bacalhau nesta mistura refogada de cebola, azeite e alho, deixá-lo refogar um pouco e, só então deixá-lo descansar para pegar bem o gosto dos mesmos! Desligue a panela e deixe-o lá.
Feita a mistura de migalhas da broa de milho, deite o bacalhau regado e envolvido no azeite, cebola e alho, num tabuleiro e recubra-o com a broa esmigalhada. Ao lado, as batatas "esmurradas", fazem o contorno e a composição final do prato. Deixar assar até que haja uma crosta dourada feita pelo pão ...Para quem gosta, pode regar com mais azeite ao ser servido! Delicioso!
Assinar:
Postagens (Atom)