quinta-feira, 31 de março de 2011

Pão de Cristo...semana santa, tradições e delícias!


A receita do "Pão de Cristo" alude à tradição cristã da 'multiplicação dos pães'  à movimentação fraterna do compartilhamento daquilo que é um bem e um bem bom! Veja que o fermento natural pode ser passado adiante e o pão transformado em pretexto de encontro e até de oração para aqueles que assim se colocam na passagem da ressureição. A feitura desse pão é um 'processo' e tem lá seu romantismo inegável! Vale experimentar e passar adiante! O pão é  o que há!

 

 

19 colheres de açúcar cristal

4 ovos

1 copo de óleo

 1,1 kg de farinha de trigo

½ litro de fermento natural *

4 colheres de fibra de trigo (opcional)

 100 g de passas (opcional)

*Fermento natural:

Misturar ½ litro de água, duas colheres de farinha de trigo sem fermento, duas colheres de açúcar e uma pitada de sal. Cobrir com pano branco e deixar fermentar por dois ou três dias.

Caso você ganhe o fermento, logo ao receber acrescentar um litro de água e cobrir com um pano branco, deixando em lugar fresco. No dia seguinte, acrescentar cinco colheres de farinha de trigo, cinco colheres de açúcar e uma colher (rasa) de sal.

No terceiro dia, mexer bem o fermento e dividir em três partes iguais: uma será dada a alguém, outra mantida em casa para continuar o fermento e a terceira será usada na receita.
Numa gamela ou bacia de plástico, misturar ovos, açúcar, óleo e fermento. Em seguida, colocar a farinha de trigo. A massa não pode ficar nem muito mole nem muito dura. Cobrir a massa com um pano e deixar crescer de um dia para outro. No dia seguinte, acrescentar os ingredientes opcionais e misturar bem. Enrolar o pãozinho em uma superfície bem limpa e polvilhada o tempo todo com farinha de trigo sem fermento. Deixar crescer por um mínimo de cinco horas. Levar ao forno, em temperatura moderada, durante meia hora.

2 comentários:

  1. Angela, sua generosidade é um ensinamento e que bom poder nutrir a vida com sua simplicidade e sabedoria... deixo registrado prá voce coisas de um outro sábio, Lao Tzu:
    "...O governo está dividido,
    Os campos, cobertos de mato,
    Os celeiros, vazios,
    Mas as roupas dos nobres são lindíssimas,
    Seus cintos exibem espadas,
    E eles estão abarrotados de comida e bebida.
    A fortuna pessoal é excessiva.

    Isso é o que se chama de legado de ladrões..."

    obrigada e um abração. Lúcia

    ResponderExcluir
  2. Compartilhar o fermento é um gesto lindo...e o pão é mesmo uma delícia!Despertou lembranças de minha mãe...
    Bj.

    ResponderExcluir