quarta-feira, 27 de abril de 2011

Strogonoff de filet mignon! Sabor de Ressurreição...da panela desaparecida!



Não sei se já viveram o luto de uma panela, um dia deixada na casa de alguém e depois desaparecida...
Explico-me. Deixada lá depois de um delicioso e divertido almoço, esperava-se que um dia ela voltasse pra casa, pelas mãos abençoadas de quem a guardou.
 Mas, nada! A panela era tão bonita, tão boa, tão útil, que resolveu não retornar por si mesma e...nem podia! Anos se passaram e já tínhamos até feito o luto de seu 'passamento'..não é assim que dizem de uma morte quando a palavra não quer ser dita?
 Mas, eis que a esperança abriu os olhinhos vivos...pois que a esperança vislumbra sonhos, reconhece possibilidades, aprecia desejos, quando num belo dia, num encontro ocasional com a " guardiã" da panela, renova-se  'a promessa de vida no meu coração'.
 A panela iria voltar ao seu lugar, finalmente!
 Gente, é bom enfatizar que a panela não era uma panela ' qualquer', sem eira nem beira..
Era uma panela com nome e sobrenome! Panela Oval Creuset! Já pensou? Fundo e bordas de mesma espessura, o que permite o cozimento ou a fritura, perfeitos! Tampa com dupla utilidade: propriamente tampar, e também servir...Não era realmente qualquer uma!E olha que não ganho nem comissão nem interesse nas vendas delas.
 Enfim, resolvemos comemorar sua ressureição com honrarias, festa e, o que é melhor, o delicioso strogonoff abaixo descrito e realizado! Páscoa é Ressurreição! Vida Nova! Viva a minha Panela Ressurreta!

Strogonoff de filet mignon
  • Ingredientes:
2 kg de filé mignon
1 cabeça de alho grande
2 cebolas
1 colher de sobremesa de pimenta e cominho
1 colher de café de sal
4 colheres de sopa de catchup
400g de creme de leite
4 colheres de sopa de conhaque
400g de champignons
meia xicara de oleo  

Limpar muito bem a carne, cortar em cubos não muito pequenos.
Colocar a cebola em fogo brando para refogar, até ficar transparente.
Retirar a cebola e reservar.
Colocar o filet aos poucos em fogo alto, para "selar". Importantíssimo não deixar dar água e corar a carne para que ela fique saborosa e macia.Só depois de toda a carne selada, voltar com toda ela para a panela e acrescentar, então a cebola.Acompanhar o refogado com cuidado e aí sim, acrescentar os outros ingredientes, pouco a pouco . O alho, o conhaque, o catchup, o champignon, os temperos e , por último o creme de leite, só praticamente na hora de servir. Costumo colocar uma colher de farinha de trigo ao refogado, antes do creme de leite para dar mais consistência ao molho. Servir com arroz e batata 'sauté' ou palha, bem fininha.

3 comentários:

  1. De nada serve uma panela com nome e sobrenome se ela não tiver quem a comande com eficácia. Portanto, cadê a foto da panela com sua Comandante?? Devia tê-la postado, nem que fosse em homenagem a D. Áurea....

    ResponderExcluir
  2. Agradeço o elogio...à comida e à panela! Mas a foto da comandande...antes se chamava 'chauffeur ou chauffeuse de fogão'...essa não vai rolar, não! kkkkk..tá feia demais!

    ResponderExcluir
  3. Dizem que panela velha é que faz comida boa... panela ressurreta então!! Quero provar esta delícia! Bj.

    ResponderExcluir