segunda-feira, 23 de abril de 2012

Macarrão ao molho de tomate com funghi




Uma amiga, não muito afeita à cozinha, entretanto muito chegada a bons pratos e apreciadora de comidas saborosas, um dia me fez, sigilosamente, uma confissão gravíssima: 
-"Olha, nunca tive coragem de dizer isso a ninguém...mas o que me deixa desesperada, pois não sei o que fazer, é, nas receitas mais cobiçadas, naquelas que eu mais queria me aventurar, é o tal de "a gosto"! Sal ou pimenta "a gosto"! Açúcar " a gosto"...Meu Deus! Como vou saber a quantidade de que se trata?
Nem vou entrar no mérito da questão...Como se consultar e bancar um desejo, aludido nesta expressão "a gosto"? É preciso saber, minimamente o que agrada...a si mesmo ( e olha que o 'si mesmo' é motivo de quase um tratado!) e a quem se queira agradar quando se cozinha..."A gosto" de que e de quem? É preciso experimentar, provar e transmitir a experiência naquilo que se cozinha...Não recuem! Tentem descobrir o seu 'a gosto' e vejam no que vai dar. 

Ingredientes: 

1/4 de xícara de azeite de oliva
2 cebolas médias descascadas, lavadas e picadas
2 dentes de alho descascados e picados
8 tomates sem pele e sementes, picados
1 pimentão amarelo grande, cortado em tiras
50 g de funghi secchi chileno bem lavados em água corrente
1/2 copo de vinho branco seco de boa qualidade
sal a gosto
1 colher de café rasa de pimenta chili em pó
1 embalagem de creme de leite
2 colheres de cheiro verde desidratado ou um punhadinho generoso dos cheiros verdes frescos

Modo de preparo

Ferva 1/2 litro de água e coloque o funghi secchi para reidratar. Numa panela de bom tamanho, aqueça o azeite de oliva, refogue o alho e a cebola até ficarem transparentes. Acrescente o tomate e cozinhe por 5 minutos. Junte o vinho e o funghi secchi escorrido. Cozinhe por mais 3 minutos. Junte o pimentão em tiras e a pimenta chili, misturando bem. Da água que ferveu o funghi secchi, despeje 1 xícara, misture bem e deixe cozinhando até começar a ferver. Salgue a gosto e, por último, junte o creme de leite. Não deixe mais ferver, para não talhar o creme de leite. A esta altura o macarrão já deve estar cozido "al dente". Por último o cheiro verde deve ser posto no molho. Coloque a massa no prato  e cubra-a com o molho! Massa e molho devem ser servidos em travessas separadas! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário