sexta-feira, 4 de maio de 2012

Frango na malzbier


Malzbier é um tipo de cerveja, doce e com baixo teor alcoólico (geralmente entre 0 - 4%), de cor escura, que é fermentada com uma cerveja normal, porém com a fermentação de levedo por volta do 0°C. O CO2 e o açúcar é adicionado depois. A Malzbier é geralmente usada como uma bebida energética.[1] O seu consumo é impróprio para menores de 18 anos.
As Malzbiers brasileiras são cervejas do tipo american pale lager na qual, após a filtração, são adicionados caramelo e xarope de açúcar, dando a coloração escura (que não vem do malte tostado) e o sabor adocicado. Dizem inclusive que, antigamente, cerca de 20 anos atrás, a Malzbier era produzida para reaproveitar a cerveja de início e fim da filtração e cervejas fora dos padrões. Hoje em dia isso não acontece mais e a cerveja ganhou um pouco em qualidade. Muito famosa no Brasil, não possui muitos correspondentes fora daqui. Na Alemanha, seu país de origem, nem é tratada mais de cerveja e sim bebida energética. Enquadra-se normalmente no grupo de “outras cervejas com baixo teor alcoólico”, já que a Malzbier original não chega nem a 1% de álcool, pois, apesar de ser produzida como qualquer outra cerveja, ela quase não tem fermentação.(Wikipedia)

Para mim, malzbier é cerveja preta, preferida, na minha família "alemã", pelas mulheres, não muito acostumadas ã ingestão do álcool, talvez como maneira de curtí-lo sem excessos, ou quem sabe, pelo sabor adocicado dela. Algumas até se valiam da conversa de que a cerveja preta era boa para 'aumentar o leite'! Boa desculpa! Agora, inegável que ela dá um sabor delicioso às carnes, cuja cor, sabor e maciez são decorrentes desse delicioso ingrediente! Aí vai uma gostosa receita de frango:

6 coxas e 6 sobrecoxas de galinha
2 colheres de azeite de oliva
300g de cebola
2 dentes de alho
200g de cenoura
2 colheres rasas de sal
½ xícara de vinagre
1 colherinha de manjerona seca
1 folha de louro
1 garrafa de cerveja malzbier (700ml)
2 colheres de azeite
¼ de xícara de conhaque
1 colher rasa de maisena
Sal a gosto
papel alumínio
Separe as coxas das sobrecoxas, lave e ponha dentro de uma tigela. Liquidifique a malzbier com o alho, o sal, o vinagre, a manjerona, o louro e derrame sobre a galinha.
Junte a cenoura em pedaços, deixando 30 min.
Pode ser feito de véspera, se quiser o tempero bem entranhado e a carne bem macia...
No azeite de oliva frite os pedaços de galinha, aos poucos.
Ponha toda a galinha na mesma panela, mas, sem o líquido e flambe com o conhaque.
Acrescente o líquido retirado e os temperos liquidificados. Cubra a panela com papel-alumínio e a tampa, para ficar bem vedado e deixe cozinhar por cerca de 45 min. Retire a galinha e a gordura que houver por cima do caldo e engrosse com a maizena dissolvida num pouquinho de água fria. Recoloque a galinha no molho já engrossado e sirva!!! Maravilha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário