quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

XINXIM DE GALINHA




Este prato faz parte do acervo de comidas servidas em rituais de candomblé...sua origem vem daí. Forte e de muita personalidade, pelo camarão, dendê e gengibre,  juntos com a galinha. Até provar, achava que a combinação era simplesmente esdrúxula! Mas há razões que o próprio paladar vai desfazer. O gosto vai mostrar que, na diferença, uma compatibilidade intensa e deliciosa, pode acontecer! Aproveitem a experiência.

Ingredientes:

1 galinha grande
Sal e pimenta do reino a gosto
Caldo de um limão
3 colheres de sopa de óleo
1 pacotinho de camarões secos, descascados e moídos
1 cebola grande ralada
1 colher de sopa de gengibre ralado
2 colheres de sopa de Maizena
Azeite de dendê a gosto

Modo preparar:
Corte a galinha em pedaços e tempere com o sal a pimenta do reino e o limão. Deixe nesse tempero por 1 hora. Frite no óleo até dourar, junte os camarões, a cebola, o gengibre e um pouco de água. Deixe cozinhar até a carne ficar macia. Acrescente a Maizena, dissolvida em um pouco de água fria e o azeite de dendê. Continue cozinhando em fogo brando, mexendo até engrossar. Se necessário, acrescente mais água quente, aos pouquinhos. Na hora de servir, se quiser, acrescente mais um pouco de dendê. Sirva com arroz branco.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

APFELSTRUDEL, redemoinho na forma, no gosto e nas voltas que dá no nosso prazer!




O strudel é um tipo de doce em camadas e enrolado com recheio em seu interior. Se tornou conhecido e ganhou popularidade no século 18 durante o Império Habsburgo.
O doce foi denominado da palavra em alemão “Strudel”, que no Médio Alto da Alemanha, significa literalmente redemoinho. A tradicional massa do strudel na Áustria é muito fina e elástica. É feita à partir de farinha de trigo com elevado teor de glúten, contendo, água, sal, açúcar, manteiga e ovo (opcional). A massa é trabalhada vigorosamente, descansada e depois esticada sobre uma toalha de pano até ficar muito fina
Dizem por ai, que ela deve ser tão fina de modo ser possível ler um jornal através dela.
 Existe uma lenda que diz que o imperador austríaco era tão perfeccionista que ordenou ao seu cozinheiro que fosse feito a massa de maneira que fosse possível se ler uma carta de amor através dela.
Em Viena pode ser visto degustado tanto como sobremesa, após uma boa refeição; como também como prato principal, acompanhado de molhos. 
 Imaginem, não existe nada mais aconchegante do que se sentar à mesa com uma xícara de café fumegante acompanhado de uma fatia de strudel com creme chantilly. 

  • Este é um apfelstrudel, isto é de maçã! Não se diz apfelstrudel de maçã!...pleonasmo! Ida Amaral, nossa colaboradora, encaminhou-nos com carinho essa receita maravilhosa. A massa para ser mais práticos, é comprada pronta...

    Ingredientes :
    10 maças cortadas em lamina
    Caldo de um limão
    2 xícaras de açúcar
    Canela em pó à gosto
    1 xícara de nozes picadas
    Opcional: 1 xícara de damasco picado
    1 xícara de passas branca
    Massa folheada Arosa ( em rolo ou dobrada , vem aberta)
    Modo de fazer :
    Colocar num panela os ingredientes do recheio,deixar ferver até soltar da panela. Não coloque água pois a maça já tem muita. Deixar esfriar.
    Colocar num assadeira a massa arosa aberta e passe manteiga derretida nela toda.Coloque o doce de maça no meio da massa, em toda extensão. Fechar a massa como se fosse um envelope.Passe manteiga derretida nela e coloque para assar em forno quente , aproximadamente por 40 minutos. Polvilhe açúcar de confeiteiro , quando pronto. Bom apetite!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

PÃO INTEGRAL, integralmente honesto, inevitavelmente nutritivo, e definitivamente gostoso!


A receita a seguir é a original. Pode-se recriar colocando temperos, frutas, castanhas, especiarias (noz moscada, canela, cravo) e tem dado ótimos resultados! Reinvente você também! É Natal!



Rendimento: 2 pães

600 ml de água
100 ml de óleo
1 colher de sopa rasa de sal
1/2 xícara de açúcar mascavo
40 gramas de fermento para pão (fleischman  ou similar) 
2 colheres (sopa) de semente de linhaça ou gergelim (opcional)
1/2 xícara chá de germen de trigo
1/2 k de farinha de trigo integral
400 gramas aproximadamente de farinha de trigo comum

Modo de fazer:
Liquidifique o fermento com a água, sal e açúcar. Coloque em recipiente plástico(bacia) e adicione o óleo.Junte o gérmen de trigo e a linhaça. Adicione a farinha integral e misture com uma colher de pau. Coloque a farinha de trigo comum aos poucos até dar o ponto de massa fofa. Amasse bem sobre superfície de mármore ou inox. Deixe descansar por 40 minutos ou até que a massa dobre de volume. Divida a massa e dê forma de pães. Novamente deixe crescer e asse em forno quente por 30 minutos.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Lombo com laranja! Feliz Ano Novo!



Estamos às vésperas de um novo ano.
Oferecemos a vocês o que farei como ceia de Reveillon, simples, fácil. A comidinha boa é assim...Bastam as boas companhias, um bom vinho, “que não fale mal de ninguém”, bons queijos e acepipes leves, que, venham de onde vierem, se forem das bandas do coração, farão bom efeito e muita alegria.Com certeza dará tudo certo e o sabor será suave e carinhoso!Levantem suas taças, ergam seus olhos, avisem aos marinheiros e icem velas! Navegar é preciso...viver não é preciso!
La nave va...
2014 brilha à espera das apostas!
Do porto ao mar, o amor e o amar...vamos?




1 lombo de 1,5 kg
2 dentes de alho amassados
1 colher (sobremesa, rasa) sal
suco de 1/2 limão
1 xícara (chá) suco de laranja
1 fio de óleo

Modo de preparo
Tempere o lombo e deixe tomar gosto por meia hora
Leve ao forno médio, com todos os temperos e coberto com papel alumínio, por uma hora
Retire o alumínio, regue com o molho e volte ao forno, para dourar, regando frequentemente com o tempero
Sirva com farofa.



SALADA DE KANI-KAMA, uma delícia!


Sabiam que o Kani é Kani-Kama? A alusão erótica é boa, mas com certeza se refere às delícias possíveis que o ingrediente pode imprimir a um prato! Nesse caso, é curtir com uma salada bem light e chique! Própria para qualquer ocasião, mas para o Natal pega bem demais!

Ingredientes:

4 maçãs picadas em quadradinhos, sem casca
350 g de queijo picado em quadradinhos
1 melão picado em quadradinhos
1/2 vidro de palmito picado
2 pacotinhos de Kani-Kama
1/2 vidro de maionese light
1 copo de iogurte natural(200 g)
Coloque todos os ingredientes em um recipiente. Misture a maionese já acrescida do iogurte e misture levemente.
Kani-Kama!