sexta-feira, 15 de outubro de 2010

"Sarça Ardente" ou "Salsa al dente" !



Minha querida amiga Ines saiu da toca!!!
E com grande estilo! Mineiro, lógico, como bom torresmo...
Adentra nosso blog com categoria invejável, lembrando a delícia do nosso linguajar, suposto caipira, mas, muito mais que isso, matreiro, leve, treteiro e estranho pra quem leu pouco e não se aprofundou-  pelas minas gerais afora, de criança até agora. Para referir-se entusiasmada ao escritor que não se reconhece escritor, mas que nos brinda com a crônica gostosa sobre "O sotaque das mineiras..."http://amotorresmo.blogspot.com/2010/10/sotaque-das-mineiras-que-nem-torresmoe.html, Felipe Peixoto Braga Netto, minha amiga escreveu:

Pois é, de onde é mesmo esse cara ? porque ele pegou na veia...pode não engordar mas, apesar de didaticamente ilegal, esse palavrório mineiro é devera uma delícia. Esses dias andei me lembrando da minha Tia Eta, que voce conheceu, e tinha o maior palavrório mineiro que já conheci.Aliás, foi de lá da casa dela que eu trouxe minha bagagem de mineirices : cafubira , por machucado,pereba; digêro, por ligeiro, anda depressa; num alói de jeito nenhum, por não sai do lugar por nada; delói , por dilui ; derrancado, por destruido, sem jeito... e por aí a fora. E confesso, que gosto muito ( e uso frequentemente ! para espanto de muitos) esse palavreado estrúdio, que veio das terras de São Francisco das Chagas do Rio Paranaiba , terra dos meus pais e onde tive a chance de aprender muito na minha infância . Beijos, Inez de Castro

Venha sempre, Nezina, venha sempre..
.Você tem histórias pra contar! Traga-nos as receitas trocadas em meio à "sarça ardente",  um tira gosto que inventamos, à falta de outros, de salsinha picada com temperos e pimenta do reino, acompanhado de pãozinho fresco,  em dias de bebericos, frio e conversa que não acaba mais!


"Sarça Ardente"

Picar miudinho um molho de salsinha fresca, catado de preferência na horta pertim da cozinha...
Misturar azeite do bom, limão, sal e pimenta do reino. Macerar um pouco e, enquanto a conversa rola, ir passando no pão fresco fatiado, acompanhado de batidinhas de pinga boa! Não tem erro! Hora de muita inspiração!

Um comentário:

  1. Inez de Castro disse
    Minha amiga : ( nossa, quando alguém começa assim, com dois pontos, é sinal de trovoada e chuva grossa... A tia Chiquinha era uma personagem especial. Nem era ela a pessoa que voce esperava que fosse. Explico: quem estalava a língua e media es receitas era D. Rosinha, cozinheira de mão cheia , banqueteira e coisas mais , mulher de desembargador, mas que sempre sabia Tudo, aliás, na ponta da língua onde ela media tudo. Mas, outro dia falaremos de Tia Chiquinha. Ela foi meu ídolo por muito tempo. nem tanto pela figura ( que nem era muito bonita quando a conheci ) , mas pela sabedoria. específica ( como professora , e foi onde ela me ensinou ) e noutros cantos da sabedoria popular, onde ela me guiou. Mas, se você gostou do palavrório, voltaremos ao assunto que, remexendo as memórias, ainda temos muito a desenterrar. Beijo

    ResponderExcluir