sexta-feira, 6 de julho de 2012

Vatapá!!! E não fica queixa nenhuma!





Vatapá é um prato típico da cozinha da Bahia
O seu preparo pode incluir pão molhado ou farinha de rosca, fubá,gengibre, pimenta malagueta,amendoim, castanha de caju, leite de coco, azeite de dendê, cebola e tomate.
Pode ser preparado com camarões  frescos inteiros, ou secos e moídos, com peixe, com bacalhau ou com carne de frango, acompanhados de arroz. A sua consistência é cremosa.
Também é muito famoso no Amazonas, Amapá e no Pará, onde a receita sofre variações como a ausência de amendoim e outros ingredientes comuns na versão tradicional baiana.
O vatapá é influência da culinária africana trazida pelos escravos nos navios negreiros, a partir do Século XVI. (Wikipedia)


Esta receita deliciosa,  depois de prová-la com gosto, eu a consegui de uma amiga! Acho que é receita vinda do Amapá, de onde ela também veio de mudança. Quantas vezes a fiz, quantas ocasiões de prazer e apreciação festiva!!! Não tem erro!

Ingredientes:
150 gramas de peixe fresco por pessoa
75 gramas de camarão fresco por pessoa
Camarão seco (1 pacote)
Coentro, 2 molhos, 1 para pôr na hora de servir
Cebola, pimentão,alho à vontade
Leite de coco (1 vidro grande para 10 pessoas)
Amendoim torrado e moído(1 xícara)
Limão para espremer no peixe e camarão
Azeite de dendê
Creme de arroz, para engrossar ( há quem engrosse com pão molhado no leite ou farinha de rosca)
Pimenta malagueta a gosto (sempre prefiro deixá-la à parte, para quem apreciar)
Modo de fazer:

Bater no liquidificador o camarão seco, o coentro, os temperos e o leite de coco e deixar o peixe e o camarão fresco cobertos por esse mingau de 1 dia para outro. Dia seguinte, colocar tudo numa panela grande (uso uma de barro bem aberta) para cozinhar. Acrescentar o azeite de dendê, amendoim e engrossar com o creme de arroz dissolvido em um pouco de leite. Por último, servir polvilhado de coentro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário