segunda-feira, 24 de setembro de 2012

TIGELADA DE BACALHAU...BOA PEDIDA!




Do tempo dos "cadernos de receita", preciosos, encontrei essa delícia que passo a vocês. Herança é isso, minha gente! É conquistar o ' transmitido', caso queiram, e torná-lo próprio! Quem fizer a "tigelada", engraçado o título, não é?, vai entender o que digo.

Escorra e desfie 1/2 quilo de bacalhau em filés, deixados de molho de véspera
Coloque numa panela e cubra com água fria.
Leve ao fogo brando, sem ferver, durante  20 minutos
Faça um refogado com:

 1 xícara de óleo
 3 cebolas picadas
 2 dentes de alho amassados
 1/2 quilo de tomates sem pele e sementes
1/2 xícara de salsa e cebolinha picadinhas
1 pitada de sal e pimenta à vontade

Junte o bacalhau escorrido e desfiado, misture e deixe esfriar.
Bata 6 ovos inteiros adicione, sempre batendo, 3 colheres de sopa de "Maizena" e salgue ligeiramente. Junte metade dessa mistura ao bacalhau e despeje numa forma de barro, ou "pirex", untada. Cubra com o restante da mistura. Polvilhe com queijo ralado e asse em forno quente, até dourar bem. Enfeite com rodelas de cebolas e azeitonas.. Curta!

2 comentários:

  1. Boa noite Angela. Estou entrando em seu blog por intermédio do meu amigo Nilson Batista que assinou ser seu primo. Estou terminando um curso de cozinha dia 25 agora, no Senac Juiz de Fora mas já coloco panela prah esquentar há pelo menos 12 anos.
    Primeiramente quero dizer que AINDA não vou tecer comentários sobre a receita acima TIGELADA DE BACALHAU mas com certeza ( já fiz a cópia dela )farei o teste e depois voltarei a entrar em contato para comentar rsrsrs.
    Também fiquei curioso por não haver entendido uma coisa: o nome do blog - AMO TORRESMO - faz uma referência real de sentimento, ou seja, você realmente ama torresmos?
    Por coincidência enviei hoje torresmos para São Paulo e para Itanhandu . São dois colegas meus e fiz o envio pelos correios. Só que eu faço torresmos assados, em forno à lenha,a pele fica muito crocante, a quantidade de gordura , lógico que não seria zero, mas pelo fato de eu não colocar gordura para fitar e ainda retirar gordura ( e muita) posso até dizer que seria torresmos light rsrs. Caso queira ver fotos que eu posto deles e de outros cardápios como Paella, Moranga c/ camarão etc... entre em meu facebook. Estou lhe enviando pedido de amizade. Depois retorno para passear pelo seu blog. Um abraço e uma boa noite.
    MAZOLA ( ELEOMAR )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mazola, adorei seu comentário! Mais ainda a possibilidade de torresmos light! Mande mesmo pra mim as receitas e as postarei aqui! Eu amo mesmo torresmo! É uma tentação!!! Abraços

      Excluir