quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

APFELSTRUDEL, redemoinho na forma, no gosto e nas voltas que dá no nosso prazer!




O strudel é um tipo de doce em camadas e enrolado com recheio em seu interior. Se tornou conhecido e ganhou popularidade no século 18 durante o Império Habsburgo.
O doce foi denominado da palavra em alemão “Strudel”, que no Médio Alto da Alemanha, significa literalmente redemoinho. A tradicional massa do strudel na Áustria é muito fina e elástica. É feita à partir de farinha de trigo com elevado teor de glúten, contendo, água, sal, açúcar, manteiga e ovo (opcional). A massa é trabalhada vigorosamente, descansada e depois esticada sobre uma toalha de pano até ficar muito fina
Dizem por ai, que ela deve ser tão fina de modo ser possível ler um jornal através dela.
 Existe uma lenda que diz que o imperador austríaco era tão perfeccionista que ordenou ao seu cozinheiro que fosse feito a massa de maneira que fosse possível se ler uma carta de amor através dela.
Em Viena pode ser visto degustado tanto como sobremesa, após uma boa refeição; como também como prato principal, acompanhado de molhos. 
 Imaginem, não existe nada mais aconchegante do que se sentar à mesa com uma xícara de café fumegante acompanhado de uma fatia de strudel com creme chantilly. 

  • Este é um apfelstrudel, isto é de maçã! Não se diz apfelstrudel de maçã!...pleonasmo! Ida Amaral, nossa colaboradora, encaminhou-nos com carinho essa receita maravilhosa. A massa para ser mais práticos, é comprada pronta...

    Ingredientes :
    10 maças cortadas em lamina
    Caldo de um limão
    2 xícaras de açúcar
    Canela em pó à gosto
    1 xícara de nozes picadas
    Opcional: 1 xícara de damasco picado
    1 xícara de passas branca
    Massa folheada Arosa ( em rolo ou dobrada , vem aberta)
    Modo de fazer :
    Colocar num panela os ingredientes do recheio,deixar ferver até soltar da panela. Não coloque água pois a maça já tem muita. Deixar esfriar.
    Colocar num assadeira a massa arosa aberta e passe manteiga derretida nela toda.Coloque o doce de maça no meio da massa, em toda extensão. Fechar a massa como se fosse um envelope.Passe manteiga derretida nela e coloque para assar em forno quente , aproximadamente por 40 minutos. Polvilhe açúcar de confeiteiro , quando pronto. Bom apetite!

Um comentário:

  1. Ida Amaral disse:
    Ângela querida,quero agradecer as palavras tão carinhosas e reafirmar que continuaremos trocando muitas receitas.Outro dia , estava comendo um peixe e me lembrei de você , um almoço em sua casa ( daqueles que a gente não esquece jamais), peixe com um molho de maracujá delicioso! Amo torresmo é um sucesso e é sua cara. Parabéns! Que o Natal seja cheio de alegrias e paz, junto da sua família ( coisa mais linda os netos , dá vontade de ser vovó). Esqueci de dizer que o Strudel pode ser feito com banana (caturra de preferencia ) e fica divino . Um abraço carinhoso Ida

    ResponderExcluir